segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Origem da Família Freitas


O nome Freitas surgiu, conforme fontes madeirenses e literatura afins, na época de D.Affonso Henriques 1º rei de Portugal. Assim se refere a "Documentação sobre Brazonarios" do Anuário Genealógico Brasileiro ano VI de 1944 à página 259: "Freitas -Tem por Armas em campo vermelho cinco estrelas de ouro de seis pontas cada uma. Tymbre: dois braços de Leão de ouro em aspa" 

A história da família Freitas começa no início do século VIII quando, num momento de desagregação do reino visigótico, o exército mouro invade a península Ibérica rendendo a população da maioria das cidades, porém mantendo seus habitantes com a posse das terras, com liberdade religiosa, mas pagando tributos. 
Tempos depois na Galiza, nome que os mouros davam às monarquias cristãs hispânicas do noroeste da península, os próprios invasores começam a brigar entre si, provocando conflitos e revoltas entre suas guarnições bérberes. Tais movimentações foram aproveitadas pelo Rei Afonso I das Astúrias – pequeno reino que existia bem a norte do golfo da Biscaia - para avançar a fronteira militar deste reino até o Minho num primeiro movimento de reconquista do território tomado.

Em 865 uma grande frota naval foi enviada pelos mouros para invadir a Galiza (terra na qual abrangia o território que hoje é Portugal até ao século XII, momento no qual Portugal parou de pertencer à Galiza e ao reino de Leão para cobrar personalidade própria).    Mas devido a uma tempestade quase todos os barcos naufragaram. Este desastre deu ânimo às populações locais cristãs para se organizarem e dar início à reconquista cristã. 
Voltando a história do cavaleiro Gonçalo Oveques, ele, com o espírito das cruzadas, participa de várias batalhas em nome do conde Henrique. 
Em 963, retoma aos mouros da guarnição Vandoma um primitivo mosteiro fortificado construído em terras de sua família. Católico fervoroso reconstruiu o mosteiro (976) denominando-o de Cete, para o qual trouxe da França monges beneditinos cluniacences. Tempos depois, o mosteiro de Cete passou a ser couto de Gonçalo por concessão do conde Henrique, construindo ali seu solar e onde está sepultado com sua mulher Brittes. 
Morre o Conde Henrique. Seu filho Afonso Henriques, futuro rei de Portugal, desejoso de continuar a luta pela reconquista cristã trava diversas lutas com os muçulmanos. Um dos filhos de Gonçalo Oveques, Diogo Gonçalves (1122-1139), gozava de grande conceito junto a Afonso Henriques. Era o senhor das terras de Urrô, Mouriz e Cête e governador de Lafões. Diogo casa-se, segundo alguns autores, com Toda Muniz; outros dizem que com Urraca Mendes de Bragança, irmã de Fernando de Bragança, cunhado de Afonso Henriques. 

Conta a historia que Diogo por ter prestado muitos bons serviços ao rei inclusive o livrado da morte numa das batalhas (o brasão da família se refere a esse episódio), Affonso Henriques presenteou-o com terras de seu reino, o Julgado de Freitas, junto a Guimarães perto da cidade do Porto, e para lá mudou após se casar. Deste matrimônio nasceram quatro filhos:
-D. Rui Dias de Urrô.  Casou com D. Teresa Fernandes de Macinhata;
-D. Soeiro Dias de Urrô. Casou com D. Sancha Pires de Belmir;
-D. João Dias de Urrô ou de Freitas (Tronco dos Freitas). Casou com D. Maior (ou Maria) Geraldes;
-D. Ximena ou Examea Dias de Urrô. Casou com Fernão Gonçalves, da Terra de Sousa.

Diogo morreu bravamente na batalha do campo de Ourique (Alentejo) em 25 de julho de 1139 com as forças portuguesas de Afonso Henriques, batalha decisiva para a reconquista cristã contra a coligação de cinco “reis” mouros.   D. Afonso Henrique depois da vitória sobre os reis mouros foi aclamado rei pelas suas tropas. Seu segundo filho, João Diaz das Freitas tomou esse nome por ser o Senhor do Paço de Freitas em terras do Julgado de Freitas (Concelho de Fafe) e da Quinta do Corvo. Foi casado com Maria Maior Geraldes, filha de Geraldo Nunes que tinha o apelido de “o Cabrão” e Sancha Pires. Seus filhos e descendentes passaram a adotar o sobrenome Freitas. 
Quanto ao nome Freitas, alguns autores sugerem ser um toponímico derivado do latim fractus (quebrado, pedras) ou de um lugar cujo nome lhe deu origem, no caso o Julgado de Freitas. Para outros “fractus” pode ser metafórico no sentido de brecha ou desfiladeiro.
Todos os Freitas ou mais corretamente "de Freitas" têm origem em João Dias de Freitas da estirpe dos Cêtes-Urrôs. Logo um dos grandes de Portugal. Foi seu neto D. Martim de Freitas, alcaide-mor de Coimbra em tempo d'El Rei D. Sancho II e D. Afonso III, uma das mais notáveis personagens da História de Portugal pelo seu exemplo de lealdade. Deixou geração na região das Beiras, e Pombal está aí tão perto. 

Os Freitas têm a mesma origem quero dizer que têm um tronco comum e que nasce com o primeiro que adoptou esse apelido por senhorio da Terra de Freitas. Estamos a falar dos primórdios da fundação de Portugal. Óbviamente que deste primeiro tronco dos Freitas foram nascendo outros ramos ao longo de séculos e que se foram unindo a outras famílias e se espalharam por esse mundo fora, estando em todos os Continentes, tal como tantas outras famílias. No caso da família Teixeira, tal como a dos Freitas, é uma das mais antigas e qualificadas famílias de Portugal. Descendem de D. Fafes Luz que veio com o Conde D. Henrique para Portugal, ainda no tempo do Condado de Portucale (séc. VIII-IX). Foi seu alferes-mor e casou com D. Froilhe Viegas, senhora da Quinta de Sequeiros. Foi seu bisneto, D. Hermigio Mendes de Teixeira, que foi rico-homem de D. Sancho I (2º Rei de Portugal) e que adoptou o apelido "de Teixeira" por senhorio e solar da Terra de Teixeira, próxima de Amarante, mas já em território de Trás-os-Montes. Esteve na tomada de Sevilha aos mouros e casou com Maria Pais de Novais, de quem teve vários filhos e pelos quais continuou o apelido Teixeira. Um desses descendentes foi Tristão Vaz Teixeira, que juntamente com João Gonçalves Zarco descobriu a Ilha da Madeira no séc. XV. Os descendentes de Tristão Vaz Teixeira ligaram-se entre outros aos Vasconcelos, da Ilha da Madeira (Teixeiras de Vasconcelos), e aos Freitas, da Ilha da Madeira, linha madeirense da qual eu descendo. Ora, no caso do confrade, podem-se verificar duas possibilidades: Teixeiras de Freitas idos de Portugal, Teixeiras com Freitas cruzados no Brasil. Não seria de descurar a linha madeirense dos Teixeira de Freitas e que é muito comum na Madeira. O meu ramo de Freitas descende de Tristão Vaz Teixeira. E casei-me com um de Freitas, assim, nossa posteridade levará novamente este sobrenome a frente!





Fonte:









107 comentários:

  1. como você sabe que descende de João urrô (de Freitas)

    meu nome é Lucas da mata Freitas, e também tenho interesse de entender a minha genealogia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU PAI QUANDO VIVO SEMPRE RELATOU QUE NOSSA DESCENDENCIA ERA DE PORTUGAL E ITALIA ESPECIFICAMENTE ILHA DA MADEIRA.
      MEU NOME É AILSON ANTONIO DE FREITAS,MEU PAI É JOAO DE FREITAS MEU AVO: PEDRO JOSE DE FREITAS,MEU BISAVO MANOEL DE FREITAS

      Excluir
    2. Oi, meus bisavos vieram da ilha da madeira. Meu bisavô era Manoel Gregório de Freitas

      Excluir
    3. Sou um Freitas também. Descendo de Francisco José de Freitas, meu pai. Foi órfão, criado pela sua avó portuguesa e sempre disse que.tinhamos bom sangue luso.

      Excluir
    4. Meu bisavô era Francisco José de Freitas, nasceu entre 1890-1908) em Carangola, MG. Foi criado por Sadoninha, que era portuguesa e viúva.Ele tinha os olhos azuis.

      Excluir
    5. Talvez não seja o mesmo, se ele era seu pai...ele era pai do meu avô, José Leonardo de Freitas..

      Excluir
    6. Eu sou jacir Corrêa de Freitas meu avô paterno geraldo Corrêa de Freitas e minha avó Maria Corrêa de melo

      Excluir
  2. Muito bom saber tudo isso. Sou filho de um Freitas com Firmino e neta de uma Goulart. Resumindo Pai descendente de Português, mãe Inglesa, neta de Francesa. Nossa fiquei até tonta!!! Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU, ME CHAMO IVANILDO FIRMINO DE FREITAS, MEU PAI SEGUNDO ÉLE SEUS PAIS ERAM DA CIDADE DO CRATO CEARÁ ( FREITAS), JÁ MINHA MÃE (FIRMINO) DO BAIRRO MECEJANA, FORTALEZA,CEARÁ. SOMOS PARENTES SEM NÓS CONHECERMOS.

      Excluir
    2. Olá, também sou Firmino. Meu Bisavô era Manoel Firmino de Freitas, não tenho certeza se de Iguatú ou Crato. Sei que ele era maquinista da antiga RFFSA.

      Excluir
    3. Olá, me chamo Dara Freitas e sou filha de Antônia Suderlandia de Freitas, e neta de Paulina Rita de Freitas e Olival Vieira de Freitas e Bisneta de Sebastiana Rita de Freitas e Raimundo Nonato de Freitas até onde eu sei são todos de Acopiara CE.

      Excluir
  3. Muito bom saber tudo isso. Sou filho de um Freitas com Firmino e neta de uma Goulart. Resumindo Pai descendente de Português, mãe Inglesa, neta de Francesa. Nossa fiquei até tonta!!! Rsrs

    ResponderExcluir
  4. Meu nome e Franciene. Siqueira de Freitas e gostaria de entender minha arvore genealogica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu nome é José enezio de Freitas meu eliodorio de Freitas. Meu avô. E Francisco de Freitas.

      Excluir
  5. bom saber que meu sobrenome vem de terras portuguesas me
    orgulho disso.

    ResponderExcluir
  6. bom saber que meu sobrenome vem de terras portuguesas me
    orgulho disso.

    ResponderExcluir
  7. Amarildo de Freitas Pereira2 de abril de 2016 às 10:54

    Muito bom saber que que tudo começou em Portugal e que todos nós Freitas temos a mesma raízes , agora é só montar a árvore genealógica afinal todos nós temos a mesma raízes.

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Também sou descendente desta maravilhosa linhagem, gostaria de providenciar documentação portuguesa.
    Alguém poderia ajudar???.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  9. olá.
    você tem alguma pesquisa que relaciona os de freitas com os judeus sefarditas, pois tal sobrenome está na relação dos judeus da inquisição perseguidos que foram por esse ridículo tribunal de exceção?
    abraço.
    Marcelo Martins de Freitas.

    ResponderExcluir
  10. OLA.
    AINDA NÃO LI NADA SOBRE ISTO ,VOU TENTAR DESCOBRIR ALGO AFINAL TEMOS QUE SABER SOBRE NOSSAS RAIZES.

    ResponderExcluir
  11. OLA.
    AINDA NÃO LI NADA SOBRE ISTO ,VOU TENTAR DESCOBRIR ALGO AFINAL TEMOS QUE SABER SOBRE NOSSAS RAIZES.

    ResponderExcluir
  12. OLA.
    AINDA NÃO LI NADA SOBRE ISTO ,VOU TENTAR DESCOBRIR ALGO AFINAL TEMOS QUE SABER SOBRE NOSSAS RAIZES.

    ResponderExcluir
  13. tenho curiosidades de saber mais sobre as raizes do sobrenomes freitas alzeny freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU PAI AFONSO FIRMO DE FREITAS NATURAL DE MINAS GERAIS

      Excluir
    2. MEU PAI AFONSO FIRMO DE FREITAS NATURAL DE MINAS GERAIS

      Excluir
  14. UMA DAS CARACTERISTICAS DOS FREITAS É A SOMBRACELHAS GROSSAS

    ResponderExcluir
  15. MEU PAI AFONSO FIRMO DE FREITAS NATURAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

    ResponderExcluir
  16. MEU PAI AFONSO FIRMO DE FREITAS NATURAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

    ResponderExcluir
  17. UMA DAS CARACTERISTICAS DOS FREITAS É A SOMBRACELHAS GROSSAS

    ResponderExcluir
  18. Por favor me revele quais as outras características dos Freitas. Obrigada!
    Cleide Maria de Freitas

    ResponderExcluir
  19. NAO SEI MUITO MAS POSSO DIZER QUE A MAIORIA SE ENCONTRA EM MINAS GERAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo nossa familia maior parte se encontra sul e nordeste...familia muito grande bisavos e avos varios filhos e a maioria 15 a mais filhos homens kkkkkk....carlos eduardo de freitas gaucho de santa barbara do sul , natural hj cidade vizinha panambi-rs 👍🏼

      Excluir
  20. meu bisavô veio da Ilha da Madeira no finalzinho do século XIX.Seu nome era Manoel Agostinho de Freitas,da freguesia San Martinho em Funchal.
    temos muitos parentes lá que se correspondiam com minha tia avó Anna Maria de Freitas nascida aqui no Brasile já falecida.Hoje não tenhp mais contato ,mas gostaria de conhece-los.

    ResponderExcluir
  21. Eu sou Freitas parte de pai, mas não conheço nem primo de 2 grau. Somente os irmãos do meu pai, tipo primos dele não saber origem. Meu avó Marcelino Paulino de Freitas morava em Niterói RJ. Só isso que sei

    ResponderExcluir
  22. meu avo jose salome de freitas natural de minas gerais.
    quem tiver parentesco entre em contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avo ja falecido se chamava JOSIAS PEDRO DE FREITAS....MORAVA EM MINAS GERAIS

      Excluir
  23. Givanildo Jose de Freitas Filho de Ivanildo José de Freitas neto de Nathanael José de Freitas

    ResponderExcluir
  24. Leonardo Costa de Freitas, natural de Natal RN.

    ResponderExcluir
  25. Tenho sobrenome Sousa Firmino gostaria de saber minha genealogia sou do Maranhão

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é Rosane de Freitas Teixeira até onde sei meus antepassados viviam em Torres RS. Como poderiam saber se meus antepassados eram de portugal ou eram escravos ou indiginas? pois dizem que acabavam por por receber os nomes dos seu propietarios.

    ResponderExcluir
  27. CHAMO ME IVANILDO FIRMINO DE FREITAS, E ESTOU CONTENTE EM DESCOBRIR MINHA GENEALOGIA FREITAS VOU BUSCAR AGORA FIRMINO.

    ResponderExcluir
  28. Ola minha mae era luiza augusta de freitas nasceub1912 na cidade de Jaboticatubas minas gerais gostaria de saber da familia dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha avó também tinha no nome Anna augusta de Freitas

      Excluir
  29. Ola! Meu nome e Maria Eduarda Santos Freitas, Que bom saber que vim de uma família forte e que faço parte dessa raiz

    ResponderExcluir
  30. ola!meu nome é johnnys Freitas leal da silva fiquei feliz de saber o sobrenome freitas

    ResponderExcluir
  31. Olá, minha mãe era Teixeira de Freitas e meu pai era Cabral, puro português....Muito interessante essa explicação....

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde aos demais. estou tendo dificuldades de montar a linha do tempo da família Freitas. talvez possamos nos ajudar não sei se já existem sites e grupos no face ou blogs. caso não tenha podemos criar em conjunto para montar esse grande quebra cabeça. acho que tanto toda ajuda é bem vinda mesmo as dos Freitag que em determinada época assumiram Freitas como apelido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei muito pouco sobre a história da minha família. Sei que meus avós vieram de Minas, não sei ao certo de onde. Tenho primos morenos com olhos verdes

      Excluir
  33. Olá gostaria de saber mais sobre a raiz da família Freitas.
    A minha mora em São Paulo,mas veio de Minas Gerais município de Ponte Nova.

    ResponderExcluir
  34. Olá meu nome é Sergio Ricardo Soares de Freitas...meu pai Porfírio de Freitas nasceu em 1912 em Funchal Ilha da Madeira, filho de Manoel de Freitas Felipe...

    ResponderExcluir
  35. Meu nome é Jaime Fraga Freitas, filho de Joao Osni de Freitas, neti de Jacinto de Freitas e bisneto de Laudelino de Freitas. Exceto eu, que sou de Porto Alegre, os demais sao nascidos em Encruzilhada do Sul/RS. Busco mais informaçoes. Meu fone é (47) 999792974.

    ResponderExcluir
  36. Muito legal saber que somos um só sangue meu nome é Fábio Gomes de Freitas gostaria muito de saber sobre meus antepassados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio eu também queria saber mais sobre os Freitas.
      Mas acho que temos que procurar lá atrás com nossos antepassados pra conhecer nossa origem.
      Vamos conversar mais e dar mais atenção aos idosos da família

      Excluir
  37. Olá Fábio eu também queria saber mais sobre os Freitas.
    Mas acho que temos que procura mais por nossos antepassados.
    Conversar mais com idosos da família.
    Dar mais atenção para aqueles que têm muito a nos ensinar.

    ResponderExcluir
  38. Olá Letícia talvez conversando mais com seus pais e antigos na família,vc consiga saber mais da sua origem.

    ResponderExcluir
  39. Sou casado com uma Navarro de Freitas Oliveira de Barba-
    cena Minas. Seu avo Domingos de Freitas Oliveira é de RE
    VELHE-FAFE.seu pai de CABECEIRA DE BASTO.
    Meu Nome Roberto Amado

    ResponderExcluir
  40. Para identidade e passaporte portugues fui a Cabeceira de
    Basto pegar batisterio de meu sogro e bebi vinho no Bar do
    Freitas,na praça principal. Estamos tentando identificar
    mais parentes que imigraram para o Brasil no sec.XIX
    Roberto Amado

    ResponderExcluir
  41. Sou filha de Luiza Augusta de Freitas nasceu em 1912 em Jaboticatubas mg gostaria de saber mais da família da minha mãe

    ResponderExcluir
  42. Muito interessante! Sou neta de portugueses também da Ilha da Madeira, meu nome é Estela Sabrina de Freitas e por coincidência meu pai e minha mãe têm o sobrenome de Freitas, então todos meus avós, bisavós têm o mesmo sobrenome

    ResponderExcluir
  43. Meu trisavo se chamava Manuel teixeira de freitas foi casado com Maria de Freitas, ambos de Faial, ilha da madeira . Desse casamento nasceu em 1866, meu bisavo tambem chamado Manoel Teixeira de Freitas em Faial ilha da madeira que secasou com Lucinda Roza Freitas, portuguesa mas nao sei de onde e vieram viver aqui no Brasil sao Paulo araraquara foi o lugar que residiram primeiro. Provavelmente sou decendente destes Teixeira de Freitas . Podem ser meus parentes. Meu nome, Maria Odete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe o nome das Filha de Manoel Texeira de Freitas? procuro por essa pessoa

      Excluir
    2. Você descobriu procuro por essa pessoal também.

      Excluir
  44. Meu avô é de FAFE Santa Eularia e se chamava Manuel Soares de Freitas e filho de Thereza Freitas e veio de navio para Vitoria Es.Ele nasceu em 1870 e so veio com uma tia e minha avo.Existe comentârio que ele era Judeu e na perseguicao veio para o Brasil e muitas pistas indicam que ele era judeu mesmo, pois o mesmo nome da mae dele e o da minha mae, dizem que eles deixam uma marca para serem encontrados e tb pelo lugar que ele veio tudo prova que ele era judeu

    ResponderExcluir
  45. A mudança de sobrenome Freitas para Damasceno,segundo historiador Padre José Duarte que atuou na paróquia de Capela Nova-MG.,essa mudança tem origem na cidade de Congonhas-MG.,quando do nascimento de um neto do Sr.João de Souza Freitas,nascido no dia de São João Damasceno,passou a chamar o nome do avô com outro sobrenome; João de Souza Damasceno.Os filhos desse neto poderia citá-los,caso haja algum interesse de pessoas com o sobrenome Damasceno.

    ResponderExcluir
  46. Meu nome e Marizela Souza Freitas.Meu pai e Manoel Farias Freitas pois gostaria de saber de algum parente pois a família dele veio de Portugal par o Rio de Janeiro agiardo

    ResponderExcluir
  47. oi, sou filha da familia Oliveira Freitas, quero conhecer mais sobre meus anscestrais

    ResponderExcluir
  48. Engraçado meu nome é Clêumer é Francês este nome é um nome de uma rua se chama rue du Cleumeur ou rue du Cleumer na Bretagne França meu nome é Clêumer de Freitas Santana meu pai tem o sobrenome Da Hora que tem uma igreja construída em Portugal que se chama Nossa Senhora Da Hora sou de minas meus avós vieram de Medina Minas Gerais

    ResponderExcluir
  49. Meu nome é Jefferson Oliveira De Freitas, meu pai é do Maranhão Joceilton Sousa de Freitas, e meu avô se chama Nezildo Lima de Freitas.
    Eu gostaria de saber sobre minha árvore genealógica!
    Grato por saber que meu sobrenome tem uma história tão emocionante e linda!

    ResponderExcluir
  50. Boa noite!
    Meu Nome é r
    Rinaldo Lopes de Freitas, e meu pai e Inaldo Ursulino de Freitas. Eu nasci em Arcoverde PE e meu Pai em Belo Jardim PE. Vou por mais dados aqui para que possa me ajudar a traçar a minha arvore.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  51. Verdade os Freitas tem uma árvore enorme espalhada por todo o Brasil.
    Seria muito bom poder juntar todos e discutir sobre nossas semelhancs 💕

    ResponderExcluir
  52. Boa noite, Meu nome é Alessandra Freitas dos Anjos. Sou filha de Sandra Maria Freitas dos Anjos, neta de Luis de Freitas e minha bisavó chamava-se Joaquina Doralice de Freitas. A minha bisavó era portuguesa e estou em busca dos documentos deles... Alguém se identifica?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  53. Oi sou James Nete de Maria de Freitas e Bisnete de Manuel Freites

    ResponderExcluir
  54. Minha linhagem familia de Freitas .Manoel Francisco de Freitas nascimento 03/07/1900 matural de Conceição de Monte Alegre/SP País Paterno: Francisco Euzebio e D.Anna Rita de Freitas.A Testemunha de Casamento João Ernesto de Freitas pode ser parente.Filho: Domício Garcia Freitas,Filha: Angela Maria Freitas e meu nome Guilherme Aparecido Freitas Ono.Se alguém se se identificar com esta família do Estado de São Paulo Favor entrar em contato WhatsApp 43-99186-0687

    ResponderExcluir
  55. Oi sou gean pereira freitas onoria antonia de freitas alguém já ouviu falar

    ResponderExcluir
  56. Há 3 anos só no Brasil existiam 777.973 pessoas com sobrenome Freitas. Família Freitas estás espalhada por todo mundo. Todos são descendentes da Família Freitas tiveram sua origem em Portugal. Ainda não identifiquei a primeira família Freitas vinda para o Brasil. ... Ajudem-me. Obrigado.

    ResponderExcluir
  57. Rosmini é apenas meu apelido. Meu nome é Jair Orandes de Freitas. Sou natural de Lages, Santa Catarina, Brasil e continuo buscando nossos descendentes no Brasil. Saudações e abraços a todos os da Família Freitas.

    ResponderExcluir
  58. Parabéns pela importante matéria!
    A avó da minha mãe tem descendência Portuguesa.
    O nome da minha mãe é Francisca Felipe de Freitas.
    Sou o Moacir Batista de Freitas
    Obrigado

    ResponderExcluir
  59. Meu Bisavô era Pedro José de Freitas, veio da Holanda para o Brasil no tempo da primeira guerra mundial. Porém seus pais eram de Portugal. Os "de Freitas" são uma família gigante, principalmente no Brasil. Talvez, somos todos famílias, se pudéssemos montar uma árvore Genealógica, desde o começo!

    ResponderExcluir
  60. Meu nome é Filomena de Freitas filha de António Gonçalves de Freitas e de Isaura Vitor de Freitas.nasci em correntes Pernambuco e gostaria de conhecer melhor a história dos Freitas nesta cidade.sei que era uma família grande que moravam na cidade e nos sítios próximos. Vim para são Paulo ainda pequena e não conheço meus familiares paternos

    ResponderExcluir
  61. Me chamo Fátima salete dos Santos.filha de elena Henrique de Freitas meus avós maternos eram José Henrique de Freitas e homônima de Freitas ou Maria Luiza de Freitas.meu bisavô era João Henrique De Freitas procuro parentes de minha mãe só conheci minha tia Vanira de Freitas.meus tios João Henrique De Freitas Neto.e Abrão Henrique de Freitas minha mãe falou que eram em 11 irmãos

    ResponderExcluir
  62. Me chamo Fátima salete dos Santos.filha de elena Henrique de Freitas meus avós maternos eram José Henrique de Freitas e homônima de Freitas ou Maria Luiza de Freitas.meu bisavô era João Henrique De Freitas procuro parentes de minha mãe só conheci minha tia Vanira de Freitas.meus tios João Henrique De Freitas Neto.e Abrão Henrique de Freitas minha mãe falou que eram em 11 irmãos quem souber por favor me responda por aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bisavô era Joaquim Thomaz de Freitas, morou em Barra de Santa Rosa pb

      Excluir
    2. Meu bisavô se chamava Joaquim Thomaz de Freitas, não sei onde ele nasceu, segundo alguma informações foi na a região do brejo, não sei quem eram seus pais?

      Excluir
  63. Margarete Freitas
    marguitcho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Me chamo Alesandra Teixeira de Freitas esse sobrenome vem do meu avô José Teixeira de Freitas nascido em 1901, acredito que no sertão da Bahia.. Gostaria de ter contato com mais pessoas com esse sobrenome..

    ResponderExcluir
  65. meu pai Manoel Teixeira de Freitas; veio direto da ilha da madeira por volta 1915 esta fusão Teixeira de Freitas deve ter concluido mais ou menos 1880 creio que eu Sebastiãp Teixeira de Freitas tenho linhagem direta ilha da madeira

    ResponderExcluir
  66. Sou Edmilson José de Freitas sou filho de Enir José de Freitas, sou do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  67. Olá, me chamo Alessandra, procuro por notícias de meu bisavô Manoel Pinto de Freitas, casado com Porcina Ana de Freitas, no século XIX. Meu avô se chamava Benedito Pinto de Freitas e os registros que temos da família são da região de Cunha e Lorena (ambas no interior de SP / Vale do Paraíba). Se alguém tiver alguma notícia, por favor, entre em contato. Meu e-mail é alessandra.freitas@sforweb.com.br

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde a todos sou joão carlos de Freitas filho de Carlos de Freitas neto de josé de Freitas e Bisneto de Henrique de Freitas todos da ilha da Madeira,aliás na ilha da Madeira tem mais Freitas do que gente rsrsrs.Saudade da minha terra joguei em vários times de Portugal inclusive no principal time da ilha o Nacional.Hoje moro em Campinas Brasil nesta terra maravilhosa minha segunda casa com mto orgulho.

    ResponderExcluir
  69. Quê bom saber que tenho um sobrenome de pessoas nascidas em Portugal,seria bom saber aonde estão nossas verdadeiras raízes,ate pra poder entender melhor minha genética 😇

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm gostei de saber,nunca havia pesquisado

      Excluir
  70. Meus Antepassados são Da Família Freitas Réis

    Da Ilha da Madeira nós Meados de 1800 família de imperador

    ResponderExcluir
  71. Minha familia tambem é da Madeira Santa Cruz do Funchal Manoel de Freitas / Maria de Freitas =Bettencour , Pereira e Alves

    ResponderExcluir
  72. Procuro informações para montar árvore genealogica. Meu bisavô se chamava Mariano Carmos de Freitas nascido em 1898 na cidade de 3 mártires-RS ou Santa Maria-RS, casado com Amália Gonçalves dos Santos, tiveram um filho chamado Walter Freitas e os outros não achei mais informações.

    ResponderExcluir
  73. Rosângela Freitas. Freitas por parte de pai que são do interior de Sergipe, cidade de Poço Redondo antes pertencia à Porto da Folha. Alguém dessa origem?

    ResponderExcluir
  74. Opa, me chamo Aabner Adrian D. A. Reis de Freitas, meu bisavô chamava Antônio Benjamin de Freitas e minha bisavô Marcilia Loureiro de Freitas, meu avô chamava Manoel Messias de Freitas, se alguém tiver informações me chama no wpp 32 98813-7760

    ResponderExcluir
  75. Olá Bom dia !Tbm tenho o Sobrenome Freitas,por parte de pai é Marinho por parti da minha mãe,sou de Fortaleza Ceará,meu nome é Antônia Patricia

    ResponderExcluir
  76. Pois é sou Freitas e estou sofrendo ameaças,assim que minha mãe faleceu,e percebi que tem muita gente com inveja..

    ResponderExcluir
  77. Glauco Gonçalves de Freitas , neto Pedro Gonçalves de Freitas e meu bisavô Elias Gonçalves de Freitas de Correntes Pernambuco busco saber mais sobre minha árvore genealógica

    ResponderExcluir
  78. Descendo de Freitas, todos da ilha da madeira, meu bisavô Francisco Xavier de Freitasque foi casado com Luzia Augusta de houve-se meu pai José Francisco de Freitas casado com Virgínia Nunes, todos do machico e Porto da Cruz
    Não tenho contato com nenhum outro parente

    ResponderExcluir

A Importância da Ancestralidade: Raízes que Moldam o Desenvolvimento Humano e seus Reflexos na Atualidade.

Desde tempos imemoriais, a humanidade tem sido profundamente influenciada por suas raízes ancestrais. A ancestralidade, que não abrange ...