terça-feira, 21 de outubro de 2014

Origem da Família Cabrera ou Cabreira

Há várias origens para o Sobrenome Cabrera, dependendo da localização, alguns são da Itália, outros de Portugal,  nossa família é proveniente da Espanha, mais especificamente das Ilhas Canárias. 

Minha mãe assina esse sobrenome como acréscimo do "I" ( Cabreira) e suas primas assinam Cabrera,  seu avô materno João Francisco Ramires Cabrera contava que vieram para o Brasil, via Uruguai. O sobrenome Ramires não encontra-se em registro algum, subentende-se então que tenha sido adotado pois é mais conhecido como "nome". O irmão de meu bisavô Julião, chamava-se  Julião Cabrera Ramires, dando origem aqui a Família Ramires, que na verdade é muito próxima aos Cabrera. Não se sabe ao certo qual deles alterou a ordem do sobrenome e por qual motivo, histórias são muitas, mas fatos concretos ainda não descobrimos.

O imperador Carlo Magno concedeu no ano de 791 o título de Vizconde de Cabrera a "Ponce de Cabrera", título esse que foi confirmado a esta família em 1353 e 1572. 
Assim, o sobrenome Cabrera está relacionado  aos  antigos monarcas godos no ramo constituído pelo príncipe Don Osorio , primo, colega e líder do Rei Don Pelayo da Espanha de hoje. 

A Casa de Cabrera Canaria  é constituído por Alonso de Cabrera, filho de Fernando Diaz de Cabrera, sexto Senhor de Torres Arias Cabrera, Cavaleiro da Ordem de Santiago , embaixador extraordinário do rei Henrique III rei mouro de Granada e conquistador Antequera. 

Alonso de Cabrera e sua esposa Doña María de Solier , os moradores da cidade de Córdoba, tiveram vários filhos , dois dos quais serviram na conquista das Ilhas Canárias. 
A partir desta linhagem nasceram  coronéis e governadores militares de Fuerteventura.
Tornou-se um dos nomes mais antigos nas Canárias.

Um deles, Diego de Cabrera , o Velho, foi morador da cidade de Arevalo  e conquistador das Ilhas Canárias, ele se casou com Catherine Perez de Ocampo  Dele descendem os famosos coronéis da Ilha. Um ramo desta família passou para a Catalunia e outro para a conquista de Córdoba.


Entre eles há títulos reais , nobres , militares e eclesiásticas ; descendo dos reis de Castela e Leon. Entre eles constam: Pedro Ponce de Cabrera, e Ensign Ricohombre Mayor del Rey Don Alonso de Leon IX , casou-se com Dona Aldonza Alfonso de León, irmã natural de D. Fernando el Santo , participando com seu irmão nas guerras de conquista da Andaluzia, com principais divisões e criou a  Córdoba House ( 1236 ), que é parte da família que se instalou nas Canárias . 

Seu filho, ALONSO CABRERA SOLIER  , nascido em Córdoba, vêm para as ilhas onde é governador de Lanzarote e Fuerteventura. Em 1457, ele se casou com a Canaria CATALINA DUMPIÉRREZ descendente  de normandos .
Um sobrinho do primeiro Alonso, DIEGO CABRERA OCAMPO , natural de Arevalo foi conquistador de Gran Canaria. Ele era casado com FRANCISCA BETHENCOURT Melian descendente de grandes conquistadores normandos .

Os brasões não correspondem aos nomes , mas as linhagens. A imagem da cabra e a cor dourada é comum em todos eles, o termo Cabrera é citado por vários autores como "criador de cabras".





42 comentários:

  1. Ola meu nome é Pércia Irene Martín Cabrera.
    Meu pai veio da Ilhas Canária - Sta Cruz de Tenerife.
    Meu avô Miguel Celestino Maria De La Concepcion Martin Mendes.
    Minha avó: Deogracia Cabrera Lopes.
    Estou atras de alguma historia da familia ou se vieram alem dos meus tios, algum parentesco mesmo que de longe.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pércia!
      Tenho uma foto de Jurema Cabrera, de 1946.
      Essa moça foi noiva de meu pai - falecido em 2013.
      Sei que os dois foram muito apaixonados...
      Ele era do RS, mas também trabalhou em SP por volta dessa época

      Excluir
    2. Meu tataravô veio ao Brasil com alguns irmãos porém separaram-se. Seu nome era Anthonio Lopez Cabreira (há variação no "z" e no "i" então poderia ser esta Deogracia sua irmã?

      Excluir
    3. Pércia, Boa noite!
      Sou Vagner da Siva Cabrera!
      Nossa família conforme a historia relata, é uma familia única. Contudo, alguns de nossos ancestrais foram expulsos da Espanha, aproximadamente no ano de 1490. Mas a nossa origem é Judeia.

      Excluir
    4. Boa tarde !
      Meu nome é Anderson Cabreira, meu avô paterno veio da Espanha para o Brasil por volta de 1900, veio fugindo da guerra.
      Não temos contatos com famíliares, tantô no Brasil quanto na Espanha, ele serviu a Coroa, se chamava Juan Cabreira Sánchez

      Excluir
    5. Boa tarde. Me chamo Marcos dorneles Candia. Filho de Maurício cabreira Candia. Neto de Pecenta cabreira. Bisneto de Bartolomeu Cabreira. Avó e bisavô morreram no Mato grosso do sul. tambem não sei antepassados. Trisavô não tenho conhecimento

      Excluir
  2. Ola meu nome é Pércia Irene Martín Cabrera.
    Meu pai veio da Ilhas Canária - Sta Cruz de Tenerife.
    Meu avô Miguel Celestino Maria De La Concepcion Martin Mendes.
    Minha avó: Deogracia Cabrera Lopes.
    Estou atras de alguma historia da familia ou se vieram alem dos meus tios, algum parentesco mesmo que de longe.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Percia!
      Tens dados destes familiares? Poderia compartilhar por e-mail? anafrheitas@gmail.com

      Excluir
  3. Estou a procura da família da minha bisavó Leona(sobre nome que não sei)pois a familia era rica e a renegou, segundo a historia ela se tornou mãe solteira e foi enviada para um convento na Espanha no qual sua primeira filha levou o sobre nome Luciana Cabrera, gostaria muito de saber algo sobre nossa família

    ResponderExcluir
  4. Estou a procura da família da minha bisavó Leona(sobre nome que não sei)pois a familia era rica e a renegou, segundo a historia ela se tornou mãe solteira e foi enviada para um convento na Espanha no qual sua primeira filha levou o sobre nome Luciana Cabrera, gostaria muito de saber algo sobre nossa família

    ResponderExcluir
  5. meu nome é andre julião de azevedo gostaria de saber a origem do meu nome

    ResponderExcluir
  6. Sharon Das Chagas Cabreira, sou de São Gabriel - RS pertinho do Uruguai ...

    ResponderExcluir
  7. Sharon Das Chagas Cabreira, sou de São Gabriel - RS pertinho do Uruguai ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui em jardim - ms tem um senhor que se chama waldir chagas cabreira

      Excluir
  8. Meu nome é Luiz Fernando Cabrera de Freitas, meu Bisavô chamava João Felix Cabrera, gostaria de saber mais sobre a historia da minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz meu avô se chamava João Félix Cabrera.... Faleceu em dois mil e um.... Grande abraço.

      Excluir
  9. Oi
    Meu nome é Taiane Cabrera... meu Avô veio para o Brasil ainda pequeno de navio o nome dele era Feliciano Cabrera Gonzales casado com Aurora Ramires Cabrera e se eu não me engano ambos nascidos em 1922. Gostaria de saber a linhagem da família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai nasceu em 1926,seu avo vei 20 anos antes. Francisco cabrera. De Motri. Espanha. Fugiam da guerra. Vieram de navio Sou Nelson Cabrera Sao Paulo

      Excluir
    2. Boa tarde. Me chamo Marcos dorneles Candia. Filho de Maurício cabreira Candia. Neto de Pecenta cabreira. Bisneto de Bartolomeu Cabreira. Avó e bisavô morreram no Mato grosso do sul. tambem não sei antepassados. Trisavô não tenho conhecimento

      Excluir
  10. Gostaria de saber sobre a linhagem da minha família.meu nome é Nathalia Cabreira,minha vó chamava Valentina Cabreira e nao conheceu os pais nasceu no Paraguai tudo que sei.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber sobre a linhagem da minha família.meu nome é Nathalia Cabreira,minha vó chamava Valentina Cabreira e nao conheceu os pais nasceu no Paraguai tudo que sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome Bruno cabrera sei toda história da família no Brasil

      Excluir
    2. Pode disponibilizar o seu e-mail?

      Excluir
    3. Meu avô se chama Flávio Moura cabreira, nunca conheci talvez seja dessa região do sul de MS, porque minha avó já falecida era dessa região ponta Porã...

      Excluir
    4. Boa tarde. Me chamo Marcos dorneles Candia. Filho de Maurício cabreira Candia. Neto de Pecenta cabreira. Bisneto de Bartolomeu Cabreira. Avó e bisavô morreram no Mato grosso do sul. tambem não sei antepassados. Trisavô não tenho conhecimento

      Excluir
  12. 30-04-2018
    Buenos dias, soy José Torres Ortega, y escribo desde Paraguay por un pariente español que desea venir a Brasil a conocer la tierra donde nació su padre, JOSE LOPES CABRERA (retornó a España con su familia siendo niño pero en Brasil quedó un familiar , una tía-abuela de mi primo, llamada MARIA CABRERA VILLEGAS , o el 2º apellido tal vez figure en algún registro como VEIGAS). Esta es una familia de BERJA, provincia de ALMERÌA, región de ANDALUCÌA, ESPAÑA. Si alguien sabe de personas con apellido CABRERA o LOPES CABRERA de origen andaluz, de la comarca de CATANDUVA (NOVAIS,TABAPUÁ) o de SÃO JOÃO DE ITAGUAÇU (municipio de URUPÉS), todo en el estado de S.PAULO , quedaré muy agradecido de tener noticias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja vi no facebook Cabrera de Catanduva. Sou de Leme Sao Paulo Brasil Nelson Cabrera Origem da Familia MOtri Espanha

      Excluir
    2. Buenos noches, José!
      Soy Letícia Cabrera y vivo en Novais.
      Mi bisabuelos vieran de Berja.
      Tienes muchas personas con apellido Cabrera en Novais y my padre conoce lá origen.
      Tenemos una dirección de Berja, calle, Pago, donde vivia una hermana de tio de mi padre que se llamava Fausto Cabrera Villegas, pero fué perdido el contacto.
      Incluyendo este tio de mi padre tenia una hermana entre São João do Itaguaçu que se llamava Maria Cabrera Villegas.

      Excluir
    3. boa noite meu avó se chama jose cleofer lopes cabrera ele era do paraguay

      Excluir
  13. Sou Odair Cabreira meu pai por parte de pai Louveira e avó Cabreira.
    Que eu sei ela veio do Paraguai antes disso nada sei origem inicial.

    ResponderExcluir
  14. Olá, sou Rodolfo Cabrera e meu bisavô, Bernardo Cabrera, veio do Paraguai mais precisamente da cidade de Areguá, nao tenho contato nenhum com eles, nem sei por onde estao, para saber a origem de cada um, se alguém tiver alguma informação, eu agradeço!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Me chamo Renata Chavasco Cabrera. Meus familiares todos são de uruguaiana, Rio Grande do Sul. Gostaria de saber mais informações de como vieram pra cá. Se alguém souber algo me mandem no e mail: renata_cabrera@hotmail.com. Desde já agradeço. Grande abraço

    ResponderExcluir
  16. olá boa tarde meu nome é Daiana Cabrera sou do RS por parte de meu avõ materno tenho parentes no uruguai.

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal.sou Marta Moreno Cabrera.Meu pai veio ao Brasil e teve um romance com minha mãe...ele msm me registrou apenas com o seu sobrenome.Nunca o conheci e tudo q sei é q ele Era do Paraguai porém vejo aqui q esse sobrenome é Espanhol.Preciso de uma dupla cidadania então resolvi investigar.Sabem se consigo dupla cidadania Europeia pelo meu sobrenome?

    ResponderExcluir
  18. PARA LETICIA CABRERA, de NOVAIS
    Buenos dias, Leticia. Muchísimas gracias por tu pronta respuesta a mi pedido del año pasado. Fue un acierto de mi parte intentarlo y sobre todo una auténtica bendición que tú hayas respondido, dado que sin duda alguna formas parte de la red de parentesco que mi primo tiene en Brasil, desconocida para él.
    Debo pedirte disculpas porque mi respuesta no fue rápida en su momento y es que después de colocar mi pedido en “Buscando ancestrais” tuve que viajar mucho tiempo fuera de Paraguay, incluso a España, y dejé de lado la investigación que como hobby había iniciado (migración de españoles de BERJA a Brasil, Argentina, Uruguay y Paraguay). Retomo la investigación ahora pues mi primo JOSE LÓPEZ REYES, hijo de JOSÉ LÓPEZ CABRERA (este, nacido en Brasil y vuelto a España cuando era pequeño) vendrá a Paraguay el próximo mes de setiembre y desde Asunción iremos a NOVAIS y SÃO JOÃO DE ITAGUAÇU.
    Por supuesto, me gustaría continuar el contacto contigo y proveerte toda la información que yo poseo de tus ancestros españoles . La calle Pago, de Berja, me resulta muy familiar y el nombre de Fausto y otros también. A la vez me gustaría obtener de tu parte, de ser posible, información sobre los descendientes de MARIA CABRERA VILLEGAS que posiblemente se hallen morando en SÃO JOÃO DE ITAGUAÇU. Dime porqué vía te resultaría más cómodo o apropiado continuar el contacto. Mi correo es: jto@tigo.com.py. Me puedes encontrar también en Facebook como José Torres Ortega [Director de JTO & Asociados – Consultores de RRHH]
    Muchas gracias nuevamente y quedo a la espera de tus noticias
    José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Me chamo Marcos dorneles Candia. Filho de Maurício cabreira Candia. Neto de Pecenta cabreira. Bisneto de Bartolomeu Cabreira. Avó e bisavô morreram no Mato grosso do sul. tambem não sei antepassados. Trisavô não tenho conhecimento

      Excluir
  19. Ola me chamo Camilla cabrera e sou neta de Angel cabrera batista "el rubio " mas não tenho informações sobre minha família em canarias, na verdade acabo de descobrir quem foi meu avô. Poderia me ajudar com mais informações? Meu email cabreracamilla@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, me chamo Amanda Cabrera, filha de Luiza Aparecida Cabrera, neta de ruti Christinelli Cabrera, gostaria muito de saber mais sobre minha família, obgd

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde!
    Sou Isaura Mercedes de Alcântara Cabrera, nascida em Manaus-Am, filha de Victor Guilherme Filomeno Cabrera, nascido no Peru, Filho Guilherme Filomeno Guerra e Mercedes Cabrera de Filomeno.
    Gostaria de saber se alguém sabe algo sobre minha família.
    Entre em contato pelo e-mail cabrera.isa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Eu me chamo Everton Luiz Santine de Deus Bueno bis neto de José CABRERA ,Argentino morreu na década de 70 Guaíra PR Paraguay

    ResponderExcluir
  23. estou em busca da familia do meu avo Vidal Cabrera Perez nascido na espanha, natural de canarias !! meu email.: ca.mingote@gmail.com

    ResponderExcluir

A Importância da Ancestralidade: Raízes que Moldam o Desenvolvimento Humano e seus Reflexos na Atualidade.

Desde tempos imemoriais, a humanidade tem sido profundamente influenciada por suas raízes ancestrais. A ancestralidade, que não abrange ...